Alexandre, o Grande
Vi, gostei Muito e recomendo vivamente. Isto, independentemente das críticas injustas, penso eu de que o filme tem sido alvo. Por um lado foi bom, porque fui isento de expectativas para o filme e acabei por adorar aquelas três horas intensas, aquele resumo daquela vida colossal tão bem representada. Ao contrário dos críticos achei os actores muito bem mesmo (Collin Farrell no seu melhor, com o carisma e a força necessárias para aquele papel; Angelina Jolie...linda de morrer e muito bem também; Anthony Hopkins igual a si mesmo; Jared Leto surpreendente; etc.), não sei porquê mas não vejo o Leonardo Di Caprio a fazer um Alexandre tão bom como Collin Farrell, mas...pronto! Achei o filme agressivo, sexual, sensual, carregado de uma mística enorme, com cenários, guarda-roupa e caracterização espectacular. E, ao contrário do que muitos críticos dizem, achei a caracterização das personagens excelente e extremamente cativante (ao contrário de certos e determinados críticos que dizem que o filme se centra em demasia nos aspectos da personalidade - isto só deixa ver que eles não sabem o que querem...senão é do cú é das calças, senão é das calças é do cú, nunca estão satisfeitos, de Tróia disseram o contrário), as cenas das batalhas muito bem conseguidas (embora um bocadinho sangrentas) e o jogo com o simbolismo grego muito original e contextualizado. Quanto à razão da polémica do filme, a bissexualidade de Alexandre, achei que foi um dos aspectos mais bem conseguidos em todo o filme, sem cair em exageros nem recorrendo ao estereótipo de que um dos envolvidos tem que ser algo efeminado (ambos eram guerreiros), mostrando de uma forma muito bonita a admiração e parte espiritual do amor entre eles. Enquanto isso, o seu lado heterossexual nunca é descurado completamente, e é até bem patente em alguns momentos do filme. Relativamente à prática homossexual entre os gregos, penso que já é dado adquirido que esta era encorajada e tida como normal e até mais natural naqueles tempos, por isso não compreendo a polémica toda.Por isso aconselho vivamente o filme, e atrevo-me a dizer que é um filme de grande qualidade, e um excelente épico.
Abrações grandões
P.S. Só um conselho, não o vejam se virem que estão na sala com pessoas preconceituosas, putos e senhores que têm medo que a pilinha encolha se não gozarem com insinuações amorosas entre homens.
1 Comentários:
Grande Pedro! É isso mesmo, atira-te a eles! É tempo de mostrarmos aos senhores críticos que não são os donos do mundo e que nem sempre sabem avaliar essa arte que é o cinema. E deste-me uma vontade enorme de ir a correr ver o filme... Continua assim, porque a melhor crítica - e que mais nos interessa a nós, consumidores de cinema - é sempre a que é positiva e justa! Beijocas
Enviar um comentário
<< Home