segunda-feira, dezembro 06, 2004

Críticos de cinema

Falando verdade, nunca considerei os críticos de cinema muito credíveis porque cada um é como cada qual, e acho que ninguém em particular tem grande autoridade para dar bitates sobre se um filme é bom ou mau. Isto, pelo simples facto de que cada pessoa varia nos seus gostos, e cada um faz as suas avaliações. No entanto, ultimamente tenho vindo a desacreditar muito mais os críticos pelo simples facto de que, tenho conseguido, sem exagero, prever quais os filmes que vão ter mais apupos, assobios e críticas ferozes, e os que vão ter aplausos, desmaios de admiração e expressões de encanto. E tudo isto, aqui meus amigos é que está o mais incrível, apenas vendo a ficha técnica, lendo a sinopse, e algumas vezes vendo algumas imagens. E não sei se sou só eu, mas o que eu acho é que a partir do momento em que os críticos se tornam previsíveis (menos os do Público que são sempre ferozes, já há algum tempo) a sua credibilidade (que para mim já era pouca) diminui bastante, se é que não desaparece por completo. O que normalmente mexe comigo é a crescente injustiça das críticas, que esfola filmes tão completos e tão apreciados pelo público em geral, e a estapafurdice da maioria delas (devido à fuçanguice de querem destruir o filme), que recentemente atingiu o cúmulo que contado parece anedota. Provavelmente já se aperceberam que me revoltei devido às críticas que Alexandre, o Grande, tem recebido. Isto porque, as pessoas que eu conheço que já o viram, todas elas gostaram muito do filme, será coincidência esta divergência? O extremo a que me refiro (que já mencionei no post anterior) encontrei-o na crítica da Visão ao filme, que chega à idiotice de que o filme se centra muito em aspectos da personalidade principal. E eu pergunto-me, será que é de estranhar que um filme chamado Alexandre o Grande, seja antes de mais acerca da vida desse senhor?
Deixo aqui a minha crítica aos críticos, que ultimamente não dizem nada que jeito tenha, e que sinceramente não compreendo: Se não gostam de filmes porque é que são críticos de cinema?
Abrações Grandões deste vosso dedicado, algo irritado (lol :o)

1 Comentários:

Comentários Hoje At 10:37 da tarde, Blogger Vida comentou...

Partilho da tua "revolta", dando-te TODA a razão possível!
É incrível a descrepância existente entre as críticas e os filmes que visionamos.Acontece-me, frequentemente,ler uma crítica depreciativa e depois adorar o filme.
EU pergunto-me: Será que esses senhores que se dizem críticos gostam de cinema e fazem por apreciá-lo com gosto?
Às vezes, chega a ser tão ridículo, ao ponto de apetecer perguntar(-lhes): SERÁ que VIRAM mesmo o filme, ou fizeram a crítica "em cima do joelho" e baseados sabe-se lá em quê... ?!?
*s

 

Enviar um comentário

<< Home