quinta-feira, março 31, 2005

Filmes...e nada mais

Pois é, eu sei que quase não tenho escrito e quando escrevo é para falar de filmes...desculpem! Mas ultimamente a inspiração é nenhuma e para estar a escrever coisas piores do que as que escrevo quando digo estar com inspiração, não vale a pena.
Por isso eis-me aqui novamente a falar de um filme que hoje fui ver "The Life Aquatic with Steve Zissou" (tristemente traduzido para "Um peixe fora de água"). O filme é muito divertido e tem interpretações excelentes, Bill Murray e Anjelica Huston estão sublimes, principalmente o primeiro que transborda o seu talento nato e inato para a comédia interpretando o papel principal com a descontracção, gravidade e humor espontâneo que é necessário. Anjelica Huston por seu turno está estrondosa conseguindo o feito de sorrir apenas uma vez em todo o filme, mostrando-se taciturna, cínica e irónica todo o filme sem nunca perder a postura. O restante elenco está estrondoso, colorindo ainda mais a estória fora do normal, mas ao mesmo tempo salpicada por momentos bem reais, humanos e emocionantes, fazendo com que consiga ser considerada credível, independentemente de todos os elementos mágicos e fascinantes (a vida aquática neste filme é retratada recorrendo a técnicas menos avançadas, conseguindo no entanto transportar-nos para um mundo mágico e mais bonito do que a tecnologia consegue).
Desde o início até ao fim, é impossível deixar de sorrir (apesar de algumas tragédias e tristezas, que mesmo assim são tratadas com ligeireza) uma vez que se seguem em catadupa tiradas cómicas, uma a seguir à outra, misturadas com momentos bem engraçados (um dos momentos que poderia ser mais violento acaba por fazer rir, devido à ligeireza e comicidade com que é retratado).
O filme é diferente, conseguindo fascinar, emocionar e surpreender, nunca se entregando totalmente à tristeza ou às lágrimas já que os momentos que a isso o apelam fazem parte de um quadro extremamente colorido e variado, que no seu conjunto incita ao sorriso, umas vezes mais próximo da gargalhada e outras vezes mais próximo da emoção e contemplação de um filme que é, sem dúvida, muito bonito, e extremamente ORIGINAL.
Escusado será dizer que recomendo vivamente a todos, já que acho que este filme é para todos, e que todos vão tirar do filme coisas diferentes, já para não falar no facto de que, de certeza, toda a gente ficará surpreendida por esta pérola de bom cinema...eu sei que fiquei, e as minhas expectativas eram muito altas.
5 estrelas também para a banda sonora que é muito boa, e muito bem interpretada pelo actor brasileiro (Seu Jorge, o Mané Galinha de "Cidade de Deus") que protagoniza interlúdios musicais constantemente presentes durante todo o filme, e que só ajudam a dar ainda mais colorido à estória.
Abrações Grandões

2 Comentários:

Comentários Hoje At 6:37 da tarde, Blogger VladDark comentou...

Porque é que toda a gente agora escreve "estórias" em vez de "histórias"? Porque é que fazem questão de abrasileirar tudo?
Ou é só para mostrar que sabem que se pode escrever das 2 maneiras. Mas se se podem escrever das 2 maneiras, porque é que ninguém escreve da forma original? HISTÓRIAS

 
Comentários Hoje At 1:31 da manhã, Blogger L comentou...

Bom, por vezes dou aki um salto (xeguei cá pelo blog do Xico) e devo dizer k tens gostos cinematográficos muito interessantes, o que é curioso é que tenho visto mais ou menos os mesmos filmes e é engraçado ver a tua perspectiva sobre os mesmos. De qualquer forma, também aprecio os teus outros posts e não creio que os filmes sejam só filmes, falam também do que nos rodeia... Augusto.

 

Enviar um comentário

<< Home